Boas, idéias, bons exemplos !
- Domingos Teixeira
- 22 de jan. de 2015
- 2 min de leitura

Lendo o Jornal O GLOBO de ontem, me deparo com ma pequena e interessante entrevista feita com o Presidente do Instituto Patrimônio da Humanidade (Seleto grupo aonde temos o Rio de Janeiro sócio), Sr. Washington Farjado, que, se posso assim dizer, comunga com minhas idéias, e agora, com o poder do titulo da cidade e dele como Presidente, poderá colocar em prática exemplos de outras cidades, que sempre sonhei para o Rio de Janeiro, gerando beneficios para a Cidade, e mídia espontânea para empresas e marcas, tão importante para todos, preservando bens da humanidade e a cidade diretamente, tão dividida e muitas vezes maltratada.
Em cidades Europeias, como Roma, é comum as grandes marcas, (Fendi , Bulgari entre tantas) ajudarem na preservação do patrimônio cultural da mesma, como a Fontana de Trevi, Piazza de Spagna por exemplo.
Paris é outro exemplo de ação onde a legislação proíbe publicidade em espaços públicos, os tapumes usados nas obras de restauração de monumentos, acabam sendo oferecidos as empresas que anunciam ali suas marcas e produtos. O dinheiro arrecadado com a propaganda é usado na preservação do patrimônio cultural.
Isso é perfeitamente viável no Rio de Janeiro, sendo que a diferença dos centros europeus e nossa cidade, é que, nessas cidades com a publicidade proibída , a procura por um espaço aonde é possivel anunciar, acaba sendo bem maior e, espaço para o incentivo e patrimônio é o que não falta no nosso Rio de Janeiro.
Londres é uma cidade modelo na gestão do patrimônio, os recursos lá arrecadados, por exemplo, com a loteria, são diretamente usados na preservação de momumentos.
Então poque não pensar no modelo, aplicado em nossa cidade, em espaços como o Largo do Boticário, Vista Chinesa, entre tantos outros espaços públicos, tão carentes e bons tratos, segurança , iluminação e manutenção.
Fica ai a boa idéia, a oportunidade pioneira. Quem sai na frente?
Comentários