O "Kaiser" a frente da Maison Chanel, Karl Lagerfeld.
- Domingos Teixeira
- 30 de ago. de 2014
- 3 min de leitura
Estilista Karl Lagerfeld nasceu em Hamburgo, Alemanha e aos 14 anos emigrou com a família para Paris.
Na capital Francesa, Lagerfeld, terminou o ensino secundário no Lycée Montaigne, onde se formou em desenho e Historia.
Começou por trabalhar no atelier de Pierre Balmain, onde só ficou por três anos, logo em seguida, desenvolveu duas coleções de alta costura para Jean Patou, por cinco anos. Dedicou-se então a trabalhar como designer freelancer e passou por casas como a Krizia, a Valentino e a Charles Jourdan. Usando o codinome Roland Kar, suas primeiras coleções foram altamente criticadas pela imprensa americana. Neste período Lagerfeld (ou Logerfeld) ele desenhou para a Casa de moda Tiziani, casa de alta costura romana, aonde foi substituído em 69 por Guy Douvier.
Estas experiências, no início da década de 60, garantiram-lhe a embalagem necessária para, em 1964, ingressar na conceituada Chloë, onde lhe deram carta branca para fazer prêt à porter feminino delicado e leve, que ficou ao nível do que na época se fazia nas casas concorrentes.
Em 1972, a coleção Deco, que consistia em roupa com impressões a preto e branco e um corte inovador, propiciou o reconhecimento mundial pelo talento do estilista de origem alemã.
Ainda nos anos 70, Lagerfeld, foi colaborador na grife Italilana Fendi, projetando peles, roupas e acessórios, além de ter trabalhado como figurinista de peças teatrais, tendo projetado figurinos para o Scala de Milão, o Burgtheater , em Viena e para o Festival de Salzburgo.
Em 1983, desenhou a sua última criação para a Chloë, passando então a trabalhar na Chanel como responsável pelas coleções e pelo prêt à porter.
Lagerfeld foi o responsável pela elevação da marca Chanel ao estatuto de uma das mais conceituadas da alta-costura mundial graças às suas criações que misturavam o estilo predominante na casa nos tempos anteriores à Segunda Guerra Mundial com as tendências contemporâneas.
Lagerfeld nos anos 80, foi o responsável em escolher a modelo Inès de la Fressange como égérie (inspiração) para “reencarnar” a imagem de Chanel. Ela foi a primeiro top model a assinar contrato de exclusividade com uma grife de alta costura e se tornar estrela internacional na historia da moda.
No mesmo ano em que começou a trabalhar para a Chanel, 1983, Lagerfeld lançou a sua própria marca, onde imperam as peças a combinar práticos casacos curtos de cores brilhantes com rendas de formas suaves, de modo a obter o que chama de estilo com sexualidade intelectual. Com o nome Lagerfeld, o costureiro alemão podia dar-se ao luxo de lançar roupas que não se enquadravam no estilo da Chanel.
Em 1982 ele abre a Lagerfeld Gallery , dedicado a fotografia, e numa mudança bastante drástica em 2000 redefine seu look ao perder 43 quilos.
Em 2002, Lagerfeld colobarou na criação de uma coleção denim especial da Diesel para a Galeria Lagerfeld, pecas lançadas durante a Paris Fashion Week e depois vendidas em edições limitadas, nas Lojas Diesel em Mônaco, Nova Iorque e Toquio. Neste mesmo período Lagerfeld desenhou roupas para os filmes “Callas Forever”, “De Salto Alto”, algumas peças de roupa para a turnê Re-Invention de Madonna e roupas para a cantora Kylie Minoque.
Em 2004, colaborou com o Magazine H&M para homens e mulheres, pecas essas que duraram 2 dias somente nas araras do famoso big store.
Lagerfeld é também um fotógrafo. Ele produziu uma série de fotos nuas de modelos e celebridades. Ele também fotografou pessoalmente Mariah Carey para a capa da V magazine em 2005. Além de seu trabalho editorial para Harper Bazaar, Numéro, e edições russas e alemãs da Vogue, Lagerfeld fez campanhas publicitárias sob sua direção para casas como Chanel, Fendi, e sua grife homônima.
O famoso Ursinho da foto foi criadno em 2008, ele criou produzida pela Steiff em uma edição de 2500 peças que foi vendido por US $ 1.500 cada ursinho criado a imagem de seu “dono”.
Amado e odiado, ao mesmo tempo (responsável por um desentendimento com Anna Wintour após um desfile da Fendi, alvo de um pieing pela PETA, ate o uso de um verso do Alcorão em sua coleção de alta-costura Primavera de 1994 para a Chanel,e depois de chamar de “um pouco gorda demais, a cantora sensação inglesa Adele) , o “Kaiser da moda, sempre polemico, promete casar assim que se tornar legal, com sua gata persa chamada Choupette.
De rabo de cavalo, óculos escuros e o inseparável leque, Lagerfeld, apesar de ao longo da sua carreira ter mudado várias vezes de empresa, conseguiu manter um estilo muito próprio nas suas criações, independentemente de quem o contratava, afinal, Karl Lagerfeld – o Kaiser da Moda.
Fonte: Infopedia e Wikipédia

Comments