MIUCCIA PRADA
- Domingos Teixeira
- 22 de ago. de 2014
- 2 min de leitura
Conheça a história por trás da designer-chefe de um dos maiores objetos de desejo do mundo fashion, o Grupo Prada.
Maria Bianchi nasceu em Milão, no dia 10 de maio em 1948. O apelido de infância foi Miu-Miu, que cresceu artisticamente Miuccia Prada.
Na adolescência que surgiram os sinais de rebeldia misturando Pierre Cardin e Yves St. Laurent com roupas inglesas de forma esquisita. “Eu tinha que ser a primeira. Isso era a coisa mais importante.”
Após cursar o liceu clássico, ao contrario da formação da maioria dos designers, Miuccia se formou e fez doutorado em Ciências Políticas. E, aos 24 anos, Miuccia conheceu e começou a estudar a arte da mímica no Teatro Piccolo em Milão.
Durante os anos de faculdade, como outros colegas, Miu participou de discussões politicas, foi ativista em marchas e protestos numa época de ebulição politica, aonde os membros de famílias da alta classe media, ao contrario do básico Jeans e Camisetas, misturavam seus Courrèges ou roupas vintage, como forma de protesto.
Ser uma militante e lutar pelos direitos da mulher atraia mais os desejos de Miu do que estar a frente na loja Fratelli Prada, administrada por sua mãe.
Mas em 78, ano de sua formatura no doutorado, Miuccia herdou a empresa familiar de sua mãe, uma grife italiana de acessórios de luxo fundada em 1913 por Mario Prada – um artesão expert em bolsas – e seu irmão Martino.
Também em 1978 que Miuccia conheceu Patrizio Bertelli, um jovem toscano fabricante de bolsas e cintos desde sua adolescência. Ele achou Miuccia divertida com suas ideias e ofereceu ajudá-la. Assim Bertelli entrou na vida da empresária: primeiro como mentor comercial e, em seguida, nasceu o amor.
A Prada lançou seu primeiro best-seller em 1985. Foi uma linha de bolsas em nylon preto, levíssimas e sem etiqueta.
No casamento no dia 14 de fevereiro de 1987 (no dia dos namorados) a noiva Miuccia teve seu vestido executado pelo melhor ateliê infantil de Milão – das irmãs Ferrari.
Em 1988, Miuccia nasceu Lorenzo seu primeiro filho, e também, lançamento da sua primeira coleção de prêt-à-porter feminino. Dois anos depois, em 1990, foi a vez do nascimento de Giulio.
Considerada um poder no mundo da moda, Miuccia Prada já recebeu muitos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o prêmio da CFDA – ‘Council of Fashion Designers of America’, em 2004.
Desde 2005 Miuccia foi incluída entre as 100 pessoas mais influentes do mundo.
O amor de Miu pela arte levou a criação da FONDAZIONE PRADA, aonde se pretende lançar novos talentos.
Miu carrega paixão pela politica, em 2011 confirmou ao Women`s Wear Daily:
“Política sempre foi um pouco da minha paixão. E agora eu podia usar meu trabalho como uma ferramenta para fazer outras coisas além de moda”.
Uma mulher forte, determinada, a frente de seu tempo, ao mesmo tempo, mãe, uma esposa que adora o mar, e a boa mesa compartilhando a hora de cozinhar com seu marido Signor Bertelli que juntos, formaram uma das marcas mais conhecidas e desejadas do planeta, PRADA.
Fonte de pesquisa: Blogazine por Maria Thereza Laudares

תגובות